canto temático de acolhimento de crianças com tema de campismo
Blog
Share
Brincando juntos nos cantos das crianças depois da escola ou creche

Experiência extra em cuidados infantis com um canto infantil

Desde trabalho em equipe e discussões em círculo até simplesmente experimentar as coisas; o abrigo pode oferecer inúmeras ferramentas com as quais as crianças podem descobrir sua própria força e construir sua própria autoconfiança.

Neste blog damos uma série de dicas com as quais o puericultura pode agregar uma experiência extra e ser um lugar onde as crianças se sintam em casa.

Observe com as crianças como as plantas e os animais crescem um pouco

Um exemplo clássico disso é o aquário com ovas de sapo. As crianças podem ver de perto e aprender como as crias de sapos se transformam em girinos e, eventualmente, sapos. Eles podem colocá-los juntos novamente na lagoa. Esta atividade proporciona diversão e um processo educativo que as crianças vão esperar com curiosidade!
Ou plante uma semente com as crianças e acompanhem juntos como ela cresce a cada vez. As crianças também aprendem que as plantas precisam de água e luz solar para crescer.

Brincando juntos nos cantos das crianças depois da escola ou creche

Para fazer amigos com facilidade e conhecer melhor as outras crianças, as atividades conjuntas são a melhor maneira de criar companheirismo. As crianças podem brincar juntas no canto infantil e, ao mesmo tempo, melhorar suas habilidades motoras com tabuleiros de jogo de parede, blocos de construção ou com uma mesa de contas.

Para tornar uma discussão em grupo ainda mais divertida e emocionante, coloque um adesivo de piso imaginativo no chão, como na creche 't Parelbosch, para criar um lugar especial para se sentarem juntos. Como o caldeirão de uma bruxa, por exemplo.

Para completar a experiência, as atividades também podem ser organizadas em um tema associado. Aproveite as férias ou crie seus próprios dias especiais temáticos – possivelmente inspirados nas próprias crianças!
 
Kinderhoek met een thema voor de kinderopvang
 

Experiência e ambiente imaginativo em um canto temático

Revestimentos murais com estampas imaginativas. Imagine-se no mundo da selva, na praia ou em uma fazenda! As possibilidades são infinitas. As crianças têm uma imaginação viva, que podem estimular brincando em um cantinho temático, onde o tema continua completamente na sala.

As atividades podem ser organizadas em torno do tema, como fazer artesanato ou aprender mais sobre determinados tópicos. Por exemplo, sobre a fazenda, quais animais podem ser encontrados lá, como eles se parecem e que tipo de barulho eles fazem? Explore com brincadeiras de faz de conta, para que as crianças aprendam coisas novas e aprendam a ter empatia.
 
Een boerderij themahoek voor de kinderopvang
 

Jogos sensoriais e elementos táteis

A creche não é apenas um lugar divertido e amigável, onde as crianças podem fazer amigos e fazer todo tipo de atividades divertidas. A creche também apoia as crianças em seu desenvolvimento.

Os elementos sensoriais são muito importantes. As crianças aprendem investigando e o desenvolvimento sensorial é estimulado por isso. As crianças, especialmente os bebês, aprendem usando todos os seus sentidos. É por isso que é importante que as crianças tenham espaço para descobrir seu ambiente e desenvolver ainda mais suas habilidades motoras e sentidos. Estruturas como areia ou folhas de grama muitas vezes parecem estranhas para as crianças no início. No entanto, as crianças muitas vezes ficam calmas cavando e amassando na areia. Para muitas crianças, a água também é particularmente popular. Espirrando e vendo a água correr por tudo. Combine areia e água e você terá a lama sempre popular! Uma criança completamente coberta de areia e lama provavelmente teve um ótimo dia.

Introduzir as crianças a diferentes tipos de materiais e estruturas. Pense em um jogo de parede sinta a casa com diferentes estruturas que as crianças podem descobrir. Sinta, descubra e aprenda!
voelelementen in een wandspeelbord voor de kinderopvang